Tuesday, December 31, 2013

2013


O que posso dizer sobre este ano? Acabei de ler o que escrevi no ano passado no Unravelling 2013 da Susannah Conway e percebi que fiz muito pouco do que tinha pensado inicialmente, mas conquistei muito mais do que tinha previsto (quem quiser a versão deste ano pode sacá-la aqui, merece a pena ir fazendo este exercício de reflexão anualmente). 
2013 foi um ano de profundas mudanças em mim, aprendi muito sobre mim própria, sobre a vida, sobre o amor e sobre o trabalho e tem sido uma evolução exaustiva e complexa, mas muito compensadora. Gosto de sentir que chego ao fim deste ano com uma paz de espírito enorme e a sensação de ter atravessado o deserto em segurança.
Ainda sem ter conseguido perder o peso que preciso pela pura falta de motivação e disciplina (e porque convenhamos, eu gosto muito de comer) consegui fazer as pazes com o meu corpo a outros níveis: fiz yoga e percebi como a minha mente pode comandar o corpo, comecei a beber os sumos verdes e a sentir-me incrivelmente bem com isso, depois do verão dediquei-me a fazer mais exercício e sinto todo um outro controle e uma comunhão maior comigo mesma.
Consegui alcançar equilíbrio com o meu trabalho. Conquistei um marco grande ao perceber que este é o emprego mais duradouro que alguma vez tive e onde ainda quero palmilhar mais terreno. Aprendi a gerir o meu tempo e os meus recursos, por vezes já consigo dizer que "não" ( ainda é um processo a trabalhar), sinto-me mais confiante e mais capaz.
Dediquei-me mais a este blog. No início deste ano desisti do blog que tinha anteriormente (e mantinha ao mesmo tempo que este) e concentrei as minhas forças e energias no Analog's box. Participei num book tour internacional e comecei a escrever em inglês também. Daqui para a frente percebo melhor onde quero chegar, o que quero fazer e como fazê-lo. Para isso o coaching ajudou muitíssimo, e foi graças a este passo com a ajuda da Corina (um grande beijinho para ela) que consegui superar os receios e criei uma página de Facebook do blog (que chegou aos 100 likes), e o Board no Pinterest, comecei a publicar as minhas ilustrações, a listar os meus sonhos e a persegui-los. E aprendi a planear mais e melhor os meus pequenos objectivos (ainda que nem sempre tenha colocado esses ensinamentos em prática). 
Em 2013 desenhei e pintei muito, terminei diários gráficos e escrevi diários secretos. 
Voltei a ler bastante, comprei muitos livros online e inspirei-me com cada página, cada palavra.
Em 2013 chorei muito e vi muito do meu mundo a desabar. Mas depois peguei em mim e voltei a construir tudo, reforçando os alicerces e apreciando cada tijolo que assentava.
Em 2013 fotografei muito, deslumbrei-me com a Natureza e com a luz, procurei a paz em tudo o que fazia. Tentei perdoar e nem sempre consegui, mas não deixei o ressentimento consumir-me. Estive com os meus amigos mais chegados sempre que possível (que não foram as vezes suficientes) e aproveitei cada minuto na sua companhia. 
Em 2013 consolidei ainda mais as amizades blogosféricas e espero que o futuro nos traga ainda mais companheirismo e oportunidades para estarmos juntas (olá próximas edições da #ABC).
Vi a minha irmã deixar mais uma vez o país na busca de novas oportunidades de aprendizagem para construir um futuro melhor. Ainda não sei quando a terei comigo a tempo inteiro mas cada vez somos mais unidas e isso dá-me uma segurança gigantesca.
Em 2013 viajei pelo país, fui a Praga e a Viena, e a muitos mais sítios na minha imaginação
2013 foi também um ano de nascimentos, ganhei 3 novos sobrinhos, um deles chegou ontem para alegrar os primeiros dias do novo ano.
Em 2013 vivi mais, dormi menos, apanhei sol, ri muito, conquistei alguns medos, agarrei o touro pelos cornos, agradeci tanto pelo que tenho, conquistei toda uma nova força e determinação e sinto-me mais eu do que nunca. Aprendi tanto, absorvi tanto que só peço saúde e energia para continuar tudo o que comecei, para agarrar novos projectos e conquistas.
E desejo-vos a todos o mesmo. Que 2014 traga saúde, alegria e determinação para que cada dia conte. 

What can I say about this year? I just read Susannah Conway's "Unravelling 2013" that I wrote last year and realized that I didn't reach many of my goals but I conquered so much more than I thought (if you want this year's version you can get it here, I wasn't going to fill the workbook again, but after reading the last version I want to keep doing this).
2013 was a year of profound changes, I learned a lot about myself, about life, love and work, and has been an exhausting and complex evolution, but so rewarding.
I like this peaceful feeling, as the year ends.
Although I wasn't able to loose weight as I need, because of my lack of discipline and motivation (and because I love to eat) I was able to make peace with my body at other levels: yoga, that showed me how my mind can control my body, green juicing and how good it felt, practicing regular exercise makes me feel connected to my body and so good.
I've reached work balance. This has been my longest job so far, and I want to keep doing it. I've learned how to manage my time and resources, I'm able to say "no" sometimes, but is still a work in progress.
I've dedicated myself to this blog. On the beginning of the year, I gave up my previous blog and gave it all to Analog's box. I participated on an international book tour and started to write in english too. From now on I have a clearer vision on this, know where I want to go, what to do and how to do it. For that I got a real help, my coaching sessions with Corina (hi there!), on which I faced my fears and started breaking walls, by creating this blog's facebook page (100 likes and counting), and my Pinterest board, I started to publish my illustrations, listing my dreams and focused on making them real.
In 2013 I draw and I painted a lot, finished sketchbooks and wrote in my secret diary.
I read a lot, bought many books online and let myself be inspired by every page, every word.
In 2013 I cried a lot and saw my world colide. But I pick myself up and rebuilt everything, enjoying every part of it.
In 2013 I photographed a lot, I got dazzled by Nature and light, I've searched for peace of mind in everything I did. I tried to forgive and though it wasn't possible, I didn't let resentment consume me. I've spent every little time I could with my closest friends (and it never seemed enough time).
In 2013 I've reinforced my blogger friends and hope the future brings us more opportunities to be together (a new #ABC conference?).
I've seen my sister leave the country again in pursue of new learning chances in order to have a better future. I still don't know when I'll be with her again but we are closer than ever and that is an amazing feeling.
In 2013 I travelled the country, went to Prague and Vienna and so many other places in my imagination.
2013 was a year of births, I gained three new nephews and niece, one of them just born yesterday to bright up the first days of 2014.
In 2013 I lived more, slept less, laughed a lot, conquered fears, faced things as they were, was grateful for what I have, conquered a whole new strength and determination and I feel more like myself everyday. I've learned so much, and all I ask is health and energy to keep up everything I begun and start new projects and conquests.
And I wish you all the same. May 2014 bring us health, joy and determination to make each day count.

6 comments:

Anna Marian said...

2014 vai com certeza ser um novo ano cheio de emoções. E espero que para ti, cheio de boas emoções! Não te acompanho há muito tempo, mas desde que comecei a seguir-te já vi ideias, já retirei ideias, por outras palavras já foste e ainda és uma inspiração e espero que assim continues :) Um beijinho e um Bom Ano 2014! xxx

Analog Girl said...

Anna Marian, muito obrigada! Estou com fé em 2014. Que seja um ano muito feliz para ti! :)

Milk Woman said...

Com o que conquistaste em 2013, 2014 está no papo! E que este ano nos possamos encontrar outra vez! Bom Ano!(essa história do perder peso é que é ridicula, está óptima!!)

Analog Girl said...

Estou nessa Milk Woman, 2014 vai ser um ano em cheio! E sim, temos de promover um novo get together para conversarmos como deve ser.;)

(e isto de perder peso é necessário, mesmo que não pareça muito... Obrigada! )

Merenwen said...

Um ano cheio de conquistas, parece-me!! Acho muito importante esse exercício de te conheceres melhor e saberes mais o que queres para ti e para o teu futuro. Que 2014 seja sobretudo um ano muito feliz!!

Vera said...

Eu também fiz o Unravelling 2013 mas ainda não o li. Está na hora de o ir buscar e atacar o novo.

Feliz 2014!! :) Espero que seja um ano muito, muito bom para nós.

Beijinho*