Saturday, January 4, 2014

Welcome 2014



Ao contrário do que aconteceu o ano passado, 2013 termina com muita tranquilidade e paz. Se 2012 foi um ano de confusão em que na recta final só queríamos que terminasse, os últimos dias de 2013 foram passados com calma e uma sensação de trabalho bem feito. Portanto estou ainda a queimar os últimos cartuchos para poder abraçar 2014 em grande. Estou com a expectativa que este ano ajude a fortalecer o que construí em 2013 e me ajude a voar mais alto nos meus sonhos.
Mas claro, para isso há também as resoluções, aquilo que queremos modificar, melhorar, experimentar, seja o que for que nos fazem sentir que este ano vai valer a pena. Não acredito grandemente em mudanças assim tão radicais, mas ainda assim gosto de fazer um bom balanço e perceber para onde quero ir, mesmo que acabe por ir parar a um sítio completamente diferente do pretendido.

Então para 2014 eu quero mesmo mesmo mesmo...

- Atingir o meu peso ideal. Sei que não sou gorda, nem estou mal, mas já lido há demasiado tempo com oscilações de peso e com o difícil que é lidar com um corpo que cada vez menos identifico como meu. E quer queira, quer não, uma dieta nesta altura do ano é inevitável, já estou saturada de excessos alimentares e preciso é de boa comida e bom exercício físico. Planeio ir mudando os hábitos aos poucos e concentrar-me mais na alimentação saudável. Para engrenar nisto, nada como um desafio. Parece-me um bom ponto de partida.

- Aplicar-me mais seriamente na ilustração. Desde miúda que não tirava tanto gozo de desenhar e pintar, e cada vez sinto mais vontade de me embrenhar nesse mundo e explorá-lo com mais afinco. A recta final de 2013 deu cabo de mim, mas quero recuperar o ritmo rapidinho. E tenho algumas ideias para partilhar.

- Retomar a escrita de um diário, não o meu diário onde desabafo as mágoas (e felizmente o seu uso é muito ocasional), mas entrar na onda do journaling (talvez com uns toques de scrapbooking, que nunca gostei muito por me parecer sempre confuso e com demasiada informação desnecessária, mas encontrei este exemplo que me fez repensar nesta brincadeira com outros olhos). Sinto que este blog está a evoluir e é um óptimo exercício de escrita, mas nada substitui a caneta e o papel.

- Ignorar o diabinho no ombro que me diz que não sou capaz. Só eu sei o que me custou superar os medos e publicar os posts com as minhas ilustrações sobre o meu avô (1, 2, 3, 4, 5). Em 2014 quero avançar sem ficar tão afectada, quero ter mais confiança no que faço, porque sobretudo faço-o com o coração (e claro que isto tem a ver com uma veia de perfeccionismo e de control-freak que sou).

- Ler e estudar mais. Acumulei uma série de e-books, workbooks, PDFs e várias aulas e cursos online que não completei. Este ano quero aplicar-me novamente nos "estudos", quero ler mais sobre a minha área, e aprofundar conceitos de branding e marketing que são importantes para o meu trabalho. 

- Fazer voluntariado. Já não faço há anos e foi algo que sempre gostei. Ultimamente admito que estou a aprender a concentrar-me em mim mesma e a colocar-me em primeiro lugar já que tenho tendência para me deixar ficar para o fim. Mas dar um pouco mais de mim, para além dos relacionamentos com a família e amigos é algo que faz todo o sentido. Resta encontrar algo com que me identifique.

E é isto. Terei com certeza mais umas mil ideias de coisas a fazer, mas o caminho faz-se caminhando e gosto de ir desvendando novas resoluções ao longo do ano. Mas para já estes são os meus focos. Estou com bom feeling para este ano. Tenham um excelente 2014.


Contrary to what happened last year, 2013 ends with a lot of tranquility and peace. If 2012 was a year of confusion in which in the final days I just wanted it to end, the last days of 2013 were spent with calm and the feeling of a job well done. So I'm still taking it slow in hope of embracing fully the new year. I'm expecting that this year will help strengthen what built in 2013 and help me fly higher in my dreams .
And of course, there are the resolutions, what we want to modify, improve, experience, whatever it is that make us feel that this year will be worth it. I don't believe in radical changes with a new year, but still like to think about the previous year and realize where I want to go next, even if it will eventually take me to a different path than the one I planned.

So for 2014 I really really want to...

- Reach my ideal weight. I know I'm not fat, I'm not that bat either, but have dealt for far too long with weight variations and how hard it is to deal with a body that doesn't seem like mine at all. And whether we like it or not, a diet this time of year is inevitable, I'm already saturated with overeating and all need now is good food and exercise. I plan to change habits slowly and focus more on healthy eating. To help me do this, I've joined this challenge, its seems a good start. 

- Start taking my illustrations skills more seriously. I haven't enjoyed this much drawing and painting since I was a young girl. These last few 2013 days have tired me so much, but I want to pick up the pace quickly. And I have some ideas to share as soon as possible.

- Restart writing a diary, not my diary to unburden my sad feeling (and thankfully it's use is very casual), but start journaling for fun (perhaps trying some scrapbooking, which I never liked that much always seemed too much confusion and information, but I found this example that made ​​me want to try before knocking it down). I feel this blog is evolving and is a great writing exercise, but nothing replaces the pen and paper.

- Ignore the little devil on the shoulder that tells me I'm not good enough. I know it was hard to overcome fears and publish the illustrations on my grandfather posts (12345). In 2014 I want to move forward without feeling so down, I have more confidence in what I do, mainly because it comes from the heart (this reflects the perfectionist and control- freak that I am).

- Read and study more. Lately I collected a series of e-books, workbooks, several educational PDFs and various classes and online courses that I didn't complete. This year I want to "study" a lot, I want to read more about concepts of branding and marketing that are important to my work.

- Volunteer. I always liked it and I'm not doing it for a long time (or give blood, I want to give blood soon). I must admit that I'm learning to focus on myself and put myself first because I tend to forget about me. Giving my time and dedication, as I do with family and friends makes so much sense to me. I must pick something that I can relate to.

And that's it. I can surely think of a thousand more ideas and things to do, but the path is still building itself and I enjoy unveiling new resolutions throughout the year. But for now these are my main focuses. I have a good feeling about 2014. Have a great new year. 

5 comments:

Lazy Cat said...

E nós, os teus fieis leitores, cá estamos para te acompanhar! =D

Eu, para variar, revejo-me em muitas das tuas palavras.

Também estou com fé que este ano vai ser melhor que o anterior.

Analog Girl said...

Lazy Cat vamos a isso! Nós acabamos por estar sempre alinhadas nos objectivos. Beijinhos e feliz ano miúda! :)

amora said...

Feliz 2014!

Também cá estarei para te acompanhar, gostei muito de descobrir o teu blog no passado 2013 :)

beijinhos

Analog Girl said...

Obrigada querida amora! Um feliz ano para ti*

Mariana Neves said...

Aposto que vai ser um grande ano! Nós continuamos a acompanhar-te por cá e a ser inspirados cada vez mais por ti! :) Obrigada **