domingo, 11 de agosto de 2013

Férias

Confesso que não sou a melhor pessoa a fazer relatos exaustivos das minhas férias (um dia contrato a Rachelet), e quando fui para Praga levava uma carga tão grande de cansaço e stress na cabeça que não fiz trabalho de casa nenhum, deixando a passeata a cargo dos meus anfitriões mas sempre com a ideia de ir um pouco ao sabor do vento e das vontades, porque, acima de tudo, esta era uma visita aos nossos amigos.
Por isso dispensámos museus e guias, e limitámo-nos a gozar a cidade, provar a comida, beber a cerveja e andar muito a pé. Aproveitámos também o tempo disponível para dar um saltinho a Viena e de regresso, explorámos zonas e locais menos conhecidos da República Checa, para a despedida.
Seguem então as fotos.



(loja de máquinas fotográficas antigas)






 













E em Viena foi assim:




 (a catedral, simplesmente assombrosa)



 ( a câmara, e a minha tentativa de desenhá-la)

 Schloss Schönbrunn




De volta à República Checa, fomos visitar Český Krumlov, uma pequena vila medieval no sul do país, muitíssimo bem cuidada, com um pequeno castelo, comércio local e uma pequena feira deliciosos, e um rio onde se praticava desportos aquáticos e onde me estreei no rafting e adorei. Passámos o dia a passear e foi maravilhoso.











Por fim, a despedida fez-se no Parque Průhonický, nos arredores de Praga, onde trabalha o nosso amigo. É património da UNESCO e é absolutamente maravilhoso. 






Na semana seguinte fomos para a ilha do Farol aproveitar o sol e a praia. Subimos ao farol e vimos os limites da ilha. Tirando a última noite em que mal preguei olho por causa de uma barata (que encontrei na casa de banho placidamente a descansar junto ao lavatório a meio da noite, acordei o P. para me ajudar a matá-la e os nervos não me deixaram em paz), deu para descansar e recarregar as baterias para o regresso à labuta.









(o livro de assinaturas do farol, que nos divertimos a explorar. Achei curioso que nos anos 60 a grande maioria das mulheres tinham como ocupação "doméstica" e algumas das visitas mais recentes apenas tinham "férias")

13 comentários:

Ana Burmester Baptista disse...

Huumm... tanta coisa bonita! Essas férias valeram mesmo a pena. Mas é bom ter-te de volta, cheia de energia!! Bem vinda!!

Analog Girl disse...

É bom voltar revigorada, mas se pudesse, teria férias mais compridas, fico sempre meio atarantada quando volto... :)

Agridoce disse...

Adorei as tuas fotos! Devem ter sido umas férias espectaculares :)

(e fiquei morta de vontade de voltar a Viena!...)

Beijinho e bem-vinda de volta!

Vera disse...

Tanta coisa bonita! Saudades de Praga, vontade de voltar a essas paragens. :) Welcome back! :)

Analog Girl disse...

Obrigada meninas! :)
Realmente as viagens deixam uma saudade... já ando a pensar com melancolia nestes dias. É inevitável.

Rachelet disse...

Viste muita coisa que desconhecia. Lá está, nada como ter cicerones locais para nos mostrarem aquelas coisas de que os guias não falam. :)

Analog Girl disse...

É verdade, a malta vai conhecendo locais insuspeitos. O tal parque é maravilhoso e não é algo que esteja nos guias de visita a Praga.

Merenwen disse...

Adoro! A cidade parece mágica nas tuas fotos, fiquei com ainda mais vontade de conhecer!

L. disse...

Ai que saudades que eu tenho de umas férias assim... este ano não há nada.

Analog Girl disse...

Merenwen, quando puderes dá lá um saltinho. A parte boa de estares no centro da Europa é viagens baratinhas! E a vida lá também é bastante acessível.

L., toda a gente merece férias, é uma seca não conseguires uns dias... Faz uns desenhos para descomprimir no dia-a-dia! ;)

Analog Girl disse...

Acho que deves ir a Praga sim, vais adorar. Em Viena o passeio foi muito curto e apenas nos ficámos pelo centro da cidade, mas é bastante bonita, monumental, mas tão ordenada e civilizada que acaba por ser muito agradável e luminosa (especialmente se fugires da confusão). Mas sim, Praga tem qualquer coisa mais descontraída - talvez seja da cerveja! - que a torna muito apelativa. Que o Universo se alinhe contigo baby!
Obrigada! :)

Enjoy the Ride disse...

há poucos prazeres na vida que nos dêem tanto retorno e satisfação como viajar. que fotos maravilhosas! já "viajei" só com elas. :)

Analog Girl disse...

Já não sei onde li isto, deve ter sido em algum e-mail de conselhos para a vida ou algo semelhante, que dizia que se tivermos de gastar dinheiro, que seja a viajar, pois ganhamos muito mais do que o valor monetário atribuído.
Obrigada! :)