quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mary Blair

Como falei atrás, o trabalho da Mary Blair inspirou-me no tema da semana passada. Quando tomei conhecimento do seu trabalho, o que mais me fascinou foram os fundos negros que serviam de cenário às ilustrações, a simplicidade aliada a uma grande originalidade. Fiquei apaixonada pelas formas simples, bidimensionais, algo infantis e imperfeitas, mas carregadas de vida e de cor. Quando aprofundei mais ainda o seu trabalho fiquei completamente rendida. Ela foi o género de artista que há uns anos sonhei ser, quando queria trabalhar para a Disney. Ela foi designer gráfica, ilustradora, e concept artist de algumas diversões dos parques da Disney como o famoso "It's a small world" e de variados filmes animados da Disney como "Alice no País das Maravilhas", "Cinderella", "Peter Pan", "A Dama e o Vagabundo" e o "Song of the south", que originou alguns dos meus favoritos, porque tenho um fraquinho imenso pela história sulista dos Estados Unidos e por aquele ambiente tão característico que o traço dela captou na perfeição.
Juntar a Disney a uma mulher artista numa época tão cheia de inovação e criatividade é de sonho. Fiquei uma eterna fã, e já tenho este livro debaixo de olho na minha wishlist da Amazon para quando estiver disposta a desembolsar a quantia louca que pedem por ele (ou então só para o namorar de tempos a tempos). Espero que o trabalho e o percurso dela vos inspire também. Reconhecem os filmes aí em baixo?





 
















(as imagens foram sacadas há algum tempo via Google, não tenho todas as fontes, mas se alguém tiver problemas com os créditos, por favor enviem-me um mail.

I've got these images sometime ago via Google, so I don't have any sources, but if there's any credits problem please e-mail me)

6 comentários:

Rachelet disse...

Durante uns tempos, a 4.ª foi o meu fundo de ecrã.

Analog Girl disse...

A Cindy!? Tens um lado romântico que desconhecia? :P
São todas tão lindas. Adoro o trabalho dela. Acho que qualquer dia vou mesmo comprar o (absurdamente caro) livro... :)

Rachelet disse...

Acho que não. Mas gosto da composição e das cores. Isto foi antes de ter fotos do Sebastião, claro.

Analog Girl disse...

ehehehe!
O Sebi é a grande fonte de inspiração... :)

Cate disse...

Olha, gostei. :)

Analog Girl disse...

Nem eu esperava que não gostasses Cate!
Disney é cá cagente! :)