Wednesday, September 18, 2013

Aguarelando // Watercoloring

Apesar de não pintar e desenhar com a frequência que desejaria, recentemente ganhei o hábito de ter sempre as aguarelas a postos, um copo com água, e os pincéis à mão na minha secretária. Ando a rodear-me de cada vez mais informação e inspiração e de vez em quando dou comigo ainda meio vestida para um dia de trabalho a pintar qualquer coisa nas páginas dos meus diários gráficos. Há uns dias apanhei esta imagem no pinterest (obviamente) e apeteceu-me experimentar criar uma floresta com o rasto das gotas de cor no papel. Não preciso de muitas desculpas para desenhar árvores. E gostei muito dos resultados finais. 

Although I don't paint and draw as often as I wish, i recently got the habit of keeping the watercolor case, a glass of water and the brushes always near me in my desk, and now and then, I find myself in the middle of dressing up for work, painting something on my sketchbooks before I lose it. Some days ago I've seen this illustration on Pinterest (where else?) and I felt like trying with the trace of watercolor drops on paper. I don't need excuses to draw me some trees. And I liked how it turned out.

 
Aqui a intenção era criar uma paisagem mais outonal, mas confesso que comecei a perder um bocado o controle das quantidades de água e da cor, e tornou-se nesta imagem perturbadora, bem representativa da realidade que se viveu pelo país no verão todo. A parte boa é que mesmo tendo sido desviada da minha intenção original, a aguarela permite sempre criar uma saída airosa e não parece mal de todo, acho eu...

The intention here was to paint an autumn landscape, but I confess i lost a  little bit of control with the excess water and the colours, and became this upsetting image, translating the sad reality we live each summer across the country. The good thing is that being diverted from my original idea, watercolor always allows me to create something new and not-that-bad, thing...

Esta já correu bastante melhor (curiosamente, esta foi a primeira experiência), gosto do efeito das cores, dá-lhe um aspecto de floresta mística. Ando a ganhar bastante gosto por estas tonalidades com toques acinzentados.

This one turned out much better (funny thing is, it was the first one I've tried), and I like the colour effect, seems like an enchanted forest. I'm finding these greyish tones very beautiful.

12 comments:

Filipa said...

Estão muito giros! Podes emoldurar. Acho que ia ficar bem. :)

Analog Girl said...

Obrigada Filipa, ainda quero experimentar um pouco mais, mas estu entusiasmada com as primeiras experiências... :)

Lazy Cat said...

Realmente, o primeiro que fizeste, está muito giro. =)

Lazy Cat said...
This comment has been removed by the author.
Analog Girl said...

Obrigada menina lazy! :)

*Lili* said...

Gosto bastante :) é de facto também algo que ando para experimentar... visto que sempre fui menina mais de lápis de cor e marcadores. Mas aguarelas é aquele bichinho que não se deixa cair no esquecimento. Um dia! Com o material adequado e tempo também vou-me lançar nessa aventura ;) Gostei muito das tuas tentativas que a meu ver foram bem sucedidas :)

Analog Girl said...

Obrigada *Lili*. Eu também não me arriscava com aguarelas até há pouco tempo, mas é muito compensador, funciona bem e fica quase sempre com bom aspecto. Boa sorte para as tuas experiências! :)

Junto à Janela said...

Adoro aguarelas mas não tenho jeito nenhum.

Estas estão fantásticas :)

Analog Girl said...

:) Obrigada!

art.soul said...

estão fantásticos, gosto particularmente do "azulado".
continua, sem medos!!

Analog Girl said...

:) Obrigada Art, o azulado também me agrada mais, e é engraçado como sendo a 1ª experiência, a coisa fluiu mais naturalmente e sem medo, como dizes. Na segunda já tinha as ideias pre-concebidas e não saiu nada do que tinha pensado. A sorte é que com as aguarelas é difícil sair mal, e aprende-se sempre com as coisas inesperadas. :)

Mariana Neves said...

és uma verdadeira artista. ♥