Wednesday, January 15, 2014

30 dias de sumos verdes // 30 days of green juicing



Em 2013 comecei a entrar na onda do green juicing, uma amiga minha começou a experimentar algures em Setembro e não precisou de me explicar muito da experiência dela para me convencer. Até ali tinha testado uma vez mas foi desastroso, mas dei uma segunda oportunidade e não me arrependi. Sem seguir uma obrigatoriedade lá fui testando uma série deles e aperfeiçoando a técnica, pelo que fiquei fã, mas entretanto em Dezembro o hábito perdeu-se.
Agora no início deste ano, com a resolução firme de fazer dieta e perder peso queria voltar a este hábito, e vi que as meninas do Simple Green Smothies tinham já um desafio preparado para o mês de Janeiro. 30 dias seguidos de sumos verdes, o mínimo de um por dia, nem pensei duas vezes e aderi, toda contente por voltar a bons hábitos. Acontece que isto é mais difícil de fazer do que previa. Não sei se é desta coisa de estabelecer um prazo, se é da obrigação de fazer sumos diariamente (e lavar a  loiça toda que é necessária), se é do facto de eu nunca seguir receitas e nem sempre estou virada para estas experiências... Há dias tramados! Mas, agora que já estou a meio caminho posso dizer que estou a notar alguns benefícios e a aprender algumas coisas que me estão a ser úteis para manter este hábito no futuro (mesmo que já não seja diariamente).
Aprendi que:
- um bom equilíbrio da coisa é 1/3 de legumes verdes, e 2/3 de fruta (isto é a fórmula mais básica que ensinam no Simple Green Smothies e é super útil quando começo a desatinar com uma mistura)
- Se usamos legumes mais amargos, nada como usar frutas bem doces para equilibrar, como a manga e a banana
- Agrião fica horrível, não há banana que o salve
- Batata doce já cozinhada e arrefecida fica uma maravilha  no belo do suminho (falando nisso ver se hoje vou assar algumas)
- Com esta brincadeira já experimentei as combinações mais estranhas, já aprendi muito mais sobre os alimentos, fiquei mais fã de vegetais do que podia imaginar e estou muito mais entusiasmada com a perspectiva da dieta e da alimentação saudável. isto pode tornar-se um vício bom! :)

Com isto tudo o meu corpo parece funcionar melhor a vários níveis, sinto-me com energia e equilibrada. Estou muito contente por ter arriscado neste desafio. Vocês também costumam fazer sumos verdes? Alguma dica a acrescentar?


Back in 2013 I started green juicing after a friend of mine explained about her experience at it and it didn't took her long to convince me. I had tried that out once but the results were disastrous, and I don't regret giving it a second chance. Almost everyday I did a different one, tried different recipes and became a huge fan of it, but in December I lost the habit.
In the beginning of this year I made the firm resolution to loose weight and diet and want to do this again, and when I saw the 30 day challenge in Simple Green Smoothies website for January I signed in immediately. It turns out this is more difficult than I thought it would be. Maybe it's because I have to do it every day for 30 days (and cleaning everything afterwards), if it's because I don't follow recipes and don't want to think too much about it... There are some hard days! But now that I'm halfway, I can safely say I'm noticing some of the benefits and learning some things that can be useful to keep this habit in the future (even if I'm not doing it every single day).
Ive learned that:
- The good balance is 1/3 leafy veggies and 2/3 fruit (this is a Simple green Smoothies basic formula, it helps me when I don't want to think too much about what I'm doing)
- with some bitter veggies I need to use sweeter fruit to balance it out, like mango or banana
- Watercress is horrible, must never try that again
- Cooked and cooled sweet potato leftovers it's delicious in a green juice
- With this I've tried many different combinations, love even more my veggies and got really excited about my diet and healthier eating habits. This looks like a good addiction! :)

After all this, my body is working better, I feel energized and balanced. I'm so glad to have joined this challenge. Do you also have green juicing habits? Any tip you can add?

7 comments:

Milk Woman said...

Mais uma Green Fã!! Também tomei imensos, certinha, o ano passado com as combinações mais inesperadas. O que mais me surpreendeu foram os resultados rápidos que senti - muito mais energia, mais alerta, menos cansada... Ainda tenho alguns congelados, mas quero ver se começo outra vez!!

Merenwen said...

Eu gostava de ser capaz de me meter numa dessas, mas arranjo sempre desculpa: que nao tenho liquidificadora, que nao me imagino a substituir uma refeicao por um sumo e que no fundo aquilo consiste em vários vegetais e frutas em puré, o que só pode contribuir para uma ingestao imensa de frutose, que também é acucar no final de contas...nao sei, fico dividida a perguntar-me se isto nao é mais uma moda que outra coisa.

Analog Girl said...

Milk woman, podes crer, os efeitos parecem tão subtis mas são fantásticos. Quando fiz o ano passado (e não era um hábito diário), nos dias em que por acaso não bebia sentia a diferença. Inacreditável.

Merenwen, sem dúvida que está na moda, mas realmente quando a informação sobre uma coisa aumenta, também a adesão à mesma.
Essa questão do excesso de frutose também me passou pela cabeça, mas depende sempre das combinações e acho que acaba por ser irrelevante (desde que não coloques por lá uma salada de frutas...). No meu caso não substitui uma refeição, muitas vezes serve apenas como o "snack" do meio da manhã, ou acompanho com uma torrada ao pequeno almoço. Por isso incluo com frequência uma banana. Imagina, em vez de fazer um batido normal, faço este sumo verde, com todos os benefícios dos legumes crus, sem leite, sem açúcar nem elementos mais agressivos (como o café, por exemplo). E a verdade é que me faz sentir enérgica e "oxigenada", é uma bomba de vitaminas, e logo pela manhã recebo uma boa dose de legumes e frutas com que não preciso de me preocupar ao longo do dia. Comecei a querer experimentar quando li bastante sobre a ingestão de alimentos crus e no bem que nos fazem ao organismo, incluindo na prevenção do cancro.
Mas informa-te, há vários sites e várias receitas que podes verificar. Aconselho este: http://kriscarr.com/products/crazy-sexy-juices-succulent-smoothies/
Beijinhos

ballon blanc said...

Pois, ja me anda a passar pela cabeca entrar nesta moda do juicing. Mas a vida sempre tao maluca e ocupada nao sei se teria o tempo ou paciencia. O que me vale e' que tenho um quiosque aqui perto do trabalho que so faz este tipo de sumos e sou capaz de embarcar na preguicite americana e comprar tudo feito. Haha. Como 'e que fica o teu apetite apos tomares um? Queria uma especia de dieta detox e isto parece-me bem.

Analog Girl said...

Acredita menina Ballon Blanc, até se arranja um tempinho para os incluir. Eu sinto-me sempre tão bem quando os bebo que já não me faz mossa na rotina. Mas claro, se tens quem os faça, nem que seja para começar é sempre uma boa... :)
O apetite depende um bocadinho do que leva cada sumo e a quantidade que bebo, mas no geral aguento-me bem umas 2 horas até precisar de comer mais qualquer coisa...

Mariana Neves said...

Pronto: estou convencida. Vou-me aventurar nisto! Ando cada vez mais cansada e decidi fazer mais umas alterações à minha alimentação e creio que esta vai ser mais uma! Só tenho um pequeno se não.. só tenho liquidificadora numa das casas (que só vou ao fim de semana) a outra não tenho... dá para os congelar? Para experimentar, quais são as melhores combinações? E não será excesso de fibra? Desculpa as perguntas mas agora fiquei mesmo entusiasmada :p Um beijinho e bons sumos!

Analog Girl said...

mmm.. olha, congelar nunca congelei e nunca li nada que falasse nessa hipótese, normalmente dizem que se podem manter os sumos verdes no frigorífico até 48h. Mas quanto à liquidificadora, tenho uma colega de trabalho que alinhou no hábito e diz que por vezes faz com varinha mágica e ficam igualmente bons, por isso, para safar alguns dias não vejo mal.
Para começares a habituar-te à ideia, acho que os espinafres e o aipo (se gostares) são bastante bons para começar, são mais tenros e mais fáceis de se triturar, também podes acrescentar abacate que dá aquela textura, e podes começar com laranja, banana ou manga para dar mais sabor e usar uma maçã ou pêra para complementar. Um bocadinho de gengibre também dá um toque bom. Depois é usares a imaginação. Há várias receitas no site dos Simple green smothies, mas acho que esta base é a mais fácil, e eu nunca sigo uma receita, invento na hora.
Quanto à dose de fibra, realmente é bastante, mas não creio que seja excessiva. O meu corpo está a responder bem. E há dias em que atino com combinações altamente diuréticas. É giro, experimenta! :)