Monday, February 10, 2014

Painting on fabric... the results!


A N. é a minha amiga mais próxima desde que nos conhecemos. Desde que vive no Norte, há uns 6 ou 7 anos(?) que não nos vemos com tanta frequência, mas podemos passar meses sem trocar uma palavra que nunca perdemos a cumplicidade e o carinho uma pela outra. Ela conhece-me melhor do que ninguém e eu conheço-a melhor do que ninguém. Sabemos sempre o que dizer para fazer a outra sentir-se bem num momento mau e continuamos a rir-nos das mesmas parvoíces e a confiar a vida nas mãos da outra. Há pouco tempo quando a fui visitar a Trás-os-Montes fizemos as contas e percebemos que nos conhecemos há mais de 25 anos. É uma amizade que já faz parte de mim, de quem eu sou. 
Isto tudo para dizer que a N., com uma fé nas minhas capacidades que nem eu tenho, fez-me um pedido especial. Ela foi mãe há pouco mais de um mês, o meu lindo sobrinho A., e pediu-me para reproduzir aqueles passarinhos de aguarela nuns cortinados para o quarto dele. E é uma honra gigantesca. Estou rodeada de amigas a serem mães e posso imaginar (porque serei assim quando for a minha vez) no gozo de poder escolher e tratar das coisas para o quarto de um filho. E ela tem esta confiança em mim, para pintar o cortinado, que vai ter um enorme destaque no quarto. Não imaginam a minha alegria. 
O trabalho demorou um pouco mais do que o esperado até termos reunido todo o material necessário. E aos poucos comecei a trabalhar. Isto foi um desafio daqueles, nunca pintei em tecido antes e tinta de tecido não é exactamente aguarela, e o tecido absorvia loucamente a tinta e esborratava, mas acho que o aspecto tosco resultou bem. Fico tão feliz com todo este processo, por saber que gostaram, estou mesmo um pouco comovida enquanto escrevo este post, e espero que o A. goste de crescer com estes novos amigos. E aqui estão, antes de os preparar para a viagem para casa. 



N. is my bff ever since I can remember. Since she moved to the North, for about 6 or 7 years (?) we don't see each other so often, but we can spend months without seeing each other that we never loose our complicity. She knows me better than anyone, and I know her better than anyone. We always know what to say to make each other feel better in a bad moment and still laugh at the same silly things from our childhood, and trut each other with our lives. When I went to visit her in Trás-os-Montes, we did our math and realized we've known each other for 25 years. This friendship is part of me, of who I am.
I wanted to say that N., trusting my abilities more than me, asked me to do something very special. She became a mom in the end of the year, of my beautiful nephew A., and asked me to reproduce those watercolor birds on the curtains for his nursery. It's a huge honor. I'm surrounded with friends with children and I can imagine (I'm sure I will love to do that when it's my turn) how wonderful it is to choose everything for a child's room. And she had this confidence in me, to paint her son's nursery curtain, which is big. You can't imagine my joy doing this. It took a little bit more than planned to gather all the material. And little by little it started to show. It was a big challenge, I never painted on fabric before, fabric paint isn't watercolor, and this fabric absorbed the water and smudged everything, but I guess this bumbling look worked well.  I'm so happy with this whole process, knowing that they liked it,  I'm actually moved as I write this post, and I'm hoping that A. likes to grow up with his new friends. And here they are, before I send them home.

14 comments:

Lazy Cat said...

Tão lindo!! Adorei! =D

Analog Girl said...

:) Obrigada Lazy! Aqui está algo que nunca me passou pela cabeça fazer...

Marta Lima said...

Joana, Estão maravilhosos! :)

Agridoce said...

Ninguém diria que foi uma primeira vez! Tenho a certeza que vão ser adorados :)

Marieces said...

Ficou espetacular :)
Adorei!

alva quase transparente said...

Que bonito!!!!
Grande lição a tirar daqui...acreditar como uma criança e atirar de cabeça! Está comprovado que vale a pena :)

Continua, mesmo

Analog Girl said...

Obrigada pelos vossos comentários! Este trabalho teve um gosto especial não só pelo desafio de experimentar coisas diferentes (e conquistá-las), mas por todo esta parte emotiva.
:)
Obrigada por aí estarem e pelo vosso apoio. Beijinhos*

joana faustino said...
This comment has been removed by the author.
joana faustino said...

Analog, já tinha adorado as ilustrações "Eu e o meu avô", lindas!, e agora estes cortinados tão bonitos, tive de comentar, gosto muito do teu trabalho =)

Lúcia said...

Gosto tanto desses passarinhos! ;) Adorei o resultado

E tu quando fazes workshops de aguarela? *L

Cate said...

vais bué fazer-me coisas assim quando eu tiver filhos.

Analog Girl said...

Joana, obrigada pelo teu comentário e pelas visitas. :)

Lúcia, nunca pensei nisso, acho que ainda percebo muito pouco de aguarela e é sempre tudo muito experimental. Mas quem sabe um dia ainda acho que tenho alguma coisa de jeito a dizer ao mundo... :P

Cate, está combinado, mas não precisas de ter filhos para eu te fazer coisas. Sabes que podes sempre contar comigo. ;)

art.soul said...

Ficou ESPECTACULAR!!!!
Lindo!!

Analog Girl said...

Obrigada Art! :)