terça-feira, 10 de setembro de 2013

História Interminável

Quando era criança, o filme tornou-se quase uma obcessão. Identificava-me com a personagem principal,  Bastian, o miúdo que rouba um estranho livro de um antipático livreiro e apercebe-se ao lê-lo de que o livro não é igual aos outros. Quando era criança, sonhava poder saltar para dentro de um livro como Bastian fez. Adorava cada pormenor, cada personagem, cada aventura. O livro é maravilhoso. Estou fascinada com a capacidade inventiva de Michael Ende, que criou este mundo, e que nos faz acreditar que também nós o podemos reinventar e criar à nossa imagem e vontade. O filme está muito fiel à primeira parte do livro, quando Bastian ainda está fechado no sótão da escola, mas a segunda parte levou-me a terrenos nunca antes explorados, mesmo tendo visto a sequela do filme, e saber que se baseou na continuidade do livro, surpreendeu-me, e por mim passaria feliz mais alguns dias a viajar por Fantasia.
Li algumas críticas no goodreads de quem se desapontou com o final, e esperava que o autor escrevesse uma segunda obra com as próximas aventuras. Para mim, ficou perfeito. Um bom final em aberto às vezes é melhor que apresentar as soluções todas, dá mais espaço à imaginação. Aí reside a genialidade desta obra. 
Se Michael Ende tivesse tino comercial talvez tivesse escrito as histórias dos personagens que foi abandonando ao longo do livro. Mas este livro não é apenas sobre um rapaz que rouba um livro, é sobre levar-nos a um mundo de fantasia. A intenção nunca é fornecer as respostas todas. 
Este livro levou-me realmente a sonhar, a fantasiar, a imaginar novos cenários e novos mundos. Eu também eu fiz parte da História Interminável.

7 comentários:

Cate disse...

Recebi a tua recomendação no Goodreads. :)

Cate disse...

Acreditas que nunca vi o filme?

Analog Girl disse...

A sério? Nunca?
Eu devorei tanta vez, adorava aquilo.
Acho que é um género que és capaz de gostar, é fantasia e o público alvo talvez seja mais jovem que nós, mas merece muito a pena ser lido, está cheio de conselhos e mensagens meio escondidas, as ambiguidades entre o bem e o mal... é muito bom!

Merenwen disse...

Nunca li o livro mas era grande fá do filme, qeu já náo revejo há anos. E a música? Adoro a música!
( desculpa os acentos mas o meu teclado náo tem os tils :)

Analog Girl disse...

ehehehe, sem problemas! :)
A banda sonora era qualquer coisa de épico! o livro merece muito a pena, especialmente se já gostavas do filme.

Lazy Cat disse...

Ainda tenho algures o filme em VHS. Muito rodou, aquela fita...!
Acho que posso mesmo dizer que é um dos meus filmes preferidos. Claro que não o vejo há anos... se calhar se o visse hoje ia-se um pouco o encanto. E daí... talvez não.

O livro nunca li, mas um dia destes, a ver se trato disso! Obrigada por me "empurrares" nessa direcção. Eheheh

Analog Girl disse...

Lazy cat, tu és mesmo menina para gostar disto, então se eras viciada pelo filme, não tenho dúvidas que vás gostar!