Ao contrário do que aconteceu o ano passado, 2013 termina com muita tranquilidade e paz. Se 2012 foi um ano de confusão em que na recta final só queríamos que terminasse, os últimos dias de 2013 foram passados com calma e uma sensação de trabalho bem feito. Portanto estou ainda a queimar os últimos cartuchos para poder abraçar 2014 em grande. Estou com a expectativa que este ano ajude a fortalecer o que construí em 2013 e me ajude a voar mais alto nos meus sonhos.
Mas claro, para isso há também as resoluções, aquilo que queremos modificar, melhorar, experimentar, seja o que for que nos fazem sentir que este ano vai valer a pena. Não acredito grandemente em mudanças assim tão radicais, mas ainda assim gosto de fazer um bom balanço e perceber para onde quero ir, mesmo que acabe por ir parar a um sítio completamente diferente do pretendido.
Então para 2014 eu quero mesmo mesmo mesmo...
- Atingir o meu peso ideal. Sei que não sou gorda, nem estou mal, mas já lido há demasiado tempo com oscilações de peso e com o difícil que é lidar com um corpo que cada vez menos identifico como meu. E quer queira, quer não, uma dieta nesta altura do ano é inevitável, já estou saturada de excessos alimentares e preciso é de boa comida e bom exercício físico. Planeio ir mudando os hábitos aos poucos e concentrar-me mais na alimentação saudável. Para engrenar nisto, nada como um desafio. Parece-me um bom ponto de partida.
- Aplicar-me mais seriamente na ilustração. Desde miúda que não tirava tanto gozo de desenhar e pintar, e cada vez sinto mais vontade de me embrenhar nesse mundo e explorá-lo com mais afinco. A recta final de 2013 deu cabo de mim, mas quero recuperar o ritmo rapidinho. E tenho algumas ideias para partilhar.
- Retomar a escrita de um diário, não o meu diário onde desabafo as mágoas (e felizmente o seu uso é muito ocasional), mas entrar na onda do journaling (talvez com uns toques de scrapbooking, que nunca gostei muito por me parecer sempre confuso e com demasiada informação desnecessária, mas encontrei este exemplo que me fez repensar nesta brincadeira com outros olhos). Sinto que este blog está a evoluir e é um óptimo exercício de escrita, mas nada substitui a caneta e o papel.
- Ignorar o diabinho no ombro que me diz que não sou capaz. Só eu sei o que me custou superar os medos e publicar os posts com as minhas ilustrações sobre o meu avô (1, 2, 3, 4, 5). Em 2014 quero avançar sem ficar tão afectada, quero ter mais confiança no que faço, porque sobretudo faço-o com o coração (e claro que isto tem a ver com uma veia de perfeccionismo e de control-freak que sou).
- Ler e estudar mais. Acumulei uma série de e-books, workbooks, PDFs e várias aulas e cursos online que não completei. Este ano quero aplicar-me novamente nos "estudos", quero ler mais sobre a minha área, e aprofundar conceitos de branding e marketing que são importantes para o meu trabalho.
- Fazer voluntariado. Já não faço há anos e foi algo que sempre gostei. Ultimamente admito que estou a aprender a concentrar-me em mim mesma e a colocar-me em primeiro lugar já que tenho tendência para me deixar ficar para o fim. Mas dar um pouco mais de mim, para além dos relacionamentos com a família e amigos é algo que faz todo o sentido. Resta encontrar algo com que me identifique.
E é isto. Terei com certeza mais umas mil ideias de coisas a fazer, mas o caminho faz-se caminhando e gosto de ir desvendando novas resoluções ao longo do ano. Mas para já estes são os meus focos. Estou com bom feeling para este ano. Tenham um excelente 2014.