sábado, 15 de setembro de 2018

Aquela culpa que mói...

Sozinha em casa com a criança porque o pai foi a uma despedida de solteiro. O miúdo anda a engrenar nas rotinas da escola e dorme noites melhores (nem quero falar muito para não azarar a coisa) e sestas mais longas.
Miúdo já dorme há uma hora sem largar um suspiro e que faço eu? Treino o scroll nas redes sociais... Ando há dias com vontade de desenhar, de escrever, de pintar as unhas, e a coisa mais produtiva que fiz até agora foi um bolo de caneca porque me apetecia um doce (e sim, continuo a alimentar de forma errada este corpo que continua a não ser o meu - assunto para mais tarde quando conseguir ordenar melhor as ideias... quem sabe, depois de as escrever no meu diário!). E agora liguei o computador, para não escrever este post no telemóvel, porque há limites para a preguiça.
Eu sei que parar e fazer coisas altamente improdutivas faz parte e devemos aceitar que nem sempre temos de estar a produzir coisas ou a fazer coisas. Podemos ser preguiçosos de vez em quando. Mas se é para me massacrar num ecrã mais valia ver séries. Ou outras coisas mais interessantes como ler.  Tenho vários livros a meio (um deles até é e-book e leio-o no telemóvel), pilhas de revistas para terminar... Ou ver o catálogo do IKEA, que seja! 
Há coisas altamente inúteis mas que de alguma forma são positivas. Fazer scroll nas redes sociais faz-me sentir pior do que depois de comer o bolo de caneca inteiro. E agora que faço eu com esta culpa?

Bem, engulo-a e borrifo-me para o assunto. Esta sensação opressora de que não há tempo para as coisas há-de passar. Amanhã com sorte, terei uma sesta longa outra vez e posso fazer o que me apetece para equilibrar as coisas. Mas se me der na gana na altura, vou mesmo é dormir com o miúdo. Escrevo e desenho quando conseguir ou se sentir uma urgência ou necessidade imensa. Ele ainda é bebé e eu ainda tenho o direito de me sentir cansada. Os meus sonhos e ideias estão cá e não os quero deixar ir embora e hei-de redescobrir a minha produtividade e criatividade nestes escombros (aliás, eu sei que nunca me abandonaram completamente, depois da festa do Gonçalo)
Agora vou mas é ler antes de dormir que também faz bem e ajuda. E medito deitadinha na cama que também conta.

Sem comentários: