segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Feira do CCB. Viva o artesanato urbano!

Ontem acompanhei uma amiga à Feira do CCB. Foi esta mesma que partilhou a banca em Dezembro para que pudesse vender enfeites de Natal. E então lá fui com ela vender andorinhas e galos de Barcelos. Para quem não conhece, o projecto dela, a Utopia inside the box tem por objectivo focar-se  nos tradicionais ícones portugueses (como os galos de Barcelos, andorinhas e Santo António) e dar-lhes um novo rosto, uma nova imagem. Tem coisas lindas, e realmente é interessante ver um projecto a nascer de raíz e vê-lo a desenvolver-se. Vocês já viram algumas aqui, mas não deixem de se tornarem fãs da página do facebook, que merece muitíssimo a pena. Especialmente com as notícias que eu já soube de antemão e que prometem novidades apetitosas em breve.

Ir a feiras de crafts é uma experiência altamente enriquecedora. Tirando a parte em que me sinto uma groupie (a primeira vez que vi a Ana Oliveira desfiz-me em elogios e vénias, e ontem cruzámo-nos umas poucas vezes e fiquei sempre com vontade de lhe sorrir e voltar a sublinhar que AMO o trabalho dela).
Uma vez que estava ali sem um interesse específico para mim, e para além da converseta mais ou menos séria que ia mantendo com a minha amiga ao longo do dia, limitei-me a absorver a inspiração onde a encontrava, a conversar com outros artesãos, a admirar o trabalho deles, a comprar algo (acho que é sempre um gesto bonito comprar-se algo aos vizinhos - não a todos senão uma pessoa desgraça-se, embora vontade não falte). Foi assim que ontem conheci dois projectos que me animaram e inspiraram.
Um deles, o Chalk Loves you, é já algo que gostaria de fazer em algumas peças lá por casa, pintar zonas em frascos e loiças váras com tinta de ardósia para poder escrever e utilizar os objectos de uma forma mais lúdica e diferente (é um projecto já bem corrido no Pinterest), mas devo admitir que é preciso muita paciência e imaginação para lançar a colecção que estas meninas lançaram. Tinham um expositor fantástico e ideias de utilização do material eram excelentes. Saí de lá sem levar nada, mas namorei longamente os bules e um dia destes acho que lhes vou fazer uma encomendinha.
O outro projecto que adorei, é o da Art by Lis Gonçalves, quadros coloridos e muito harmoniosos representando ícones Portugueses e Lisboetas em especial (eléctricos, guitarra portuguesa, corvos...). Aqui não resisti e levei uma reprodução da varanda lisboeta para casa e a guitarra ainda vai morar para lá também... :)

(imagem retirada do facebook da Lis)

Não tenho fotos nenhumas do dia em si, estava demasiado ocupada a congelar porque ficámos à sombra e ao frio, mas é sempre um dia em cheio e um ambiente fantástico para se viver.

2 comentários:

dropsofmagic disse...

Adoro esse tipo de artesanato a puxar para o moderno, mas sempre com um toque tradicional. Também me perderia nessa feira, com certeza :)

Analog Girl disse...

O que vale é que agora há montes delas com gente muito talentosa. Cada vez mais. E ainda bem :)