quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

5 coisas que faço todas as manhãs, na cozinha

Ao espreitar este post ocorreu-me que, para além de ter alguns hábitos parecidos, tenho mesmo rotinas muito específicas na cozinha logo pela manhã. Fazem já parte dos meus hábitos, e são uma maneira confortável e indispensável para começar o dia.

 (imagem daqui. Esta cozinha está a tirar-me do sério)

E há 5 que raramente falham:

1- Beber água morna com limão (e meio litro de água fresca assim que posso) - Acordo todas as manhãs com sede e necessidade de repor a hidratação. É certinho;

2- Tomar pequeno-almoço sentada, com uma revista, livro ou o ipad (é um ritual indespensável, é que acordo também com muita fome e vontade de cuscar redes sociais);

3- Preparar a marmita com as refeições do dia todo com muito cuidado e carinho (mesmo que vá estragar a alimentação toda com chocolates ou outras coisas do género - é o que dá trabalhar num departamento de marketing, de vez em quando há tentações);

4- Lavar ou colocar na máquina a loiça do pequeno-almoço, não suporto sair de casa com louça por lavar, antes deixar a cama por fazer. O mesmo se aplica ao fogão. Se por acaso o uso para fazer papas de aveia ou cozer ovos pela manhã, tenho de o deixar impecável;

5- Ficar sempre 5 minutos depois de ter terminado o pequeno-almoço para ler o último parágrafo de uma reportagem ou um post do facebook. Tenho de me demorar um pouco nas leituras, não consigo deixar as coisas de parte assim do pé para a mão. 

E vocês? Têm alguns rituais específicos na cozinha, ou em qualquer outra parte da casa sem os quais não podem passar? Tomar banho, por creme, desodorizante e lavar os dentes não conta!

8 comentários:

Agridoce disse...

Uau! Adorei a tua maneira de começar o dia. Tão calma, tão tranquila!

Eu não sou nada assim... Na maior parte dos dias ando a correr.

De vez em quando, lá me dá para fazer um sumo natural e sentar-me a comer as torradas, mas muitas vezes embrulho o pequeno-almoço e como já sentada no comboio.

Gosto demasiado de dormir e não sei se consigo abdicar de mais 10 minutos na cama para fazer tanta coisa logo pela manhã!

Mas vou tentar abrandar um pouco e adoptar a da água com limão :)

Analog Girl disse...

Tem dias em que não é tão calma e tranquila como parece Agridoce, eu acabo por ser teimosa e insisto em comer sentada e em perder algum tempo nestes rituais, mesmo quando já tenho os minutos mais contados. Mas admito que tenho muita facilidade em acordar cedo, SEMPRE antes do despertador. ;)

A da água com limão é mesmo uma boa, dizem que faz maravilhas pelo corpo.

Mg disse...

Levantar em cima da hora e sair de casa a correr.
E é só.

Guilhim disse...

Queria muito conseguir ter uma rotina mas tudo depende da miúda... normalmente é acordar, dar uma espreitadela ao mail, mudar a fralda e vestir a garota, preparar-lhe o pequeno almoço, dar-lhe o pequeno almoço, deixá-la a ver bonecos, tomar banho a correr, comer a correr e sair de casa... Mas um dia, quando for grande, vou ter uma hora só para mim e fazer o que fazes!

Lazy Cat disse...

Eu evito estar na cozinha, senão passo o tempo todo a abrir o frigorífico e os armários a ver o que posso trincar. E não páro.

Analog Girl disse...

Isto tem a ver com o facto de eu sofrer de insónias e acordar bastante cedo e só morar eu naquela casa, ajuda muito a ter um ritual matinal fofinho.
Guilhim, espero que consigas, tu diz-me como corre, porque para mim agora é fácil enquanto não tenho filhos, há-de haver um dia em que olho para o eu de hoje e aposto que vou abanar a cabeça em descrença. :P

Lazy cat, eu sou tal e qual, como de manhã a cozinha é mesmo para o pequeno-almoço não corro tantos riscos de abusar. Ao final da tarde a conversa já é outra.

Merenwen disse...

Tomar o pequeno almoco sentada.
Preparar a marmita
Fazer a cama, odeio sair de casa com a cama por fazer!
Ouvir música enquanto acabo o duche ou de me preparar. Acordar ás pressas e sair a correr nao é pra mim :)

Ana Burmester Baptista disse...

Gostava de tomar o pequeno almoço sentada com calma mas não consigo. De manhã, o seguimento tem de ser sempre o mesmo, já está mecanizado e se não é assim parece que me falta sempre qualquer coisa. Acordar, água morna com limão e banho. Acordar o pequeno. Não tenho fome ao acordar, mas morro sempre de sede. Dar três berros para o pequeno se despachar. Vestir, pequeno almoço em pé ao mesmo tempo que mando mais três berros ao pequeno que se arrasta. Sair de casa, sempre à mesma hora, depois de ter checado tudo. Cozinha arrumada, tem de ser, pequeno almoço tomado, sempre. Na rua só se toma café. A cama é feita por quem lá fica mais meia hora. Detesto chegar a casa e ter a cozinha virada (basta uma colher no lava loiças para parecer o caos) e a cama por fazer. O almoço, não trato dele, porque venho a casa (um belo privilégio, pois então).