quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia da música

Um amigo uma vez disse-me que viu algures (ou leu algures) que tinham sido feitos testes em que examinavam o cérebro humano enquanto ouvia música, e ao que parece, nada estimula o nosso cérebro tanto como a música. Gosto de imaginar o pessoal nesse exame a ver as várias áreas acenderem como uma árvore de Natal. Não vi nenhum documentário nem nunca procurei informação para confirmar o que o meu amigo me disse, mas não me custa acreditar que possa ser verdade.
A música preenche-me, invade-me o peito como uma onda, faz-me sorrir do nada ou emocionar-me quando menos espero. A música arrebata-me, apaixona-me, faz-me sentir coisas que por vezes penso só existirem na minha imaginação, e se for preciso, derrota-me e desorienta-me até ao fim das minhas forças.
Hoje é o dia Mundial da Música, a rádio fez questão de me alertar várias vezes. Durante a minha corrida matinal a música soou incessante nos ouvidos para me estimular os músculos. Chego ao emprego e a música acompanha-me o dia todo sem acusar cansaço. Preciso de me concentrar e a música sussurra-me intimamente ao ouvido para que eu me sinta a única pessoa do mundo.
Hoje não podia deixar passar este dia em branco, e gostaria de partilhar convosco as minhas 10 músicas preferidas de todos os tempos (ando a compilar esta lista há algum tempo e hoje faz todo o sentido partilhá-la). E, sem nenhuma ordem específica, aqui vão:

"This corner of the earth" - Jamiroquai
"Neighbor song" - Lake Street Dive
"Lover, you should've come over" - Jeff Buckley
"The sound of silence" - Simon & Garfunkel
"My girl" - The temptations
"Olha só moreno" - Mallu Magalhães
"Your precious heart" - Marvin Gaye & Tammi Terrel
"Samson" - Regina Spektor
"Little Black submarines" - The Black Keys
"You got me" - The Roots featuring Erykah Badu

E já agora, a título de bónus, os 5 álbuns que mais gosto, que ouço do início ao fim sem me cansar e sem recusar uma música que seja (a maior parte das vezes, vá):

"Mama's gun" - Erykah Badu
"Lake Street Dive" - Lake Street Dive
"Big Calm" - Morcheeba
"Volume two" - She and Him
"Banda do mar" - Banda do mar (este é tão recente mas é delicioso, não me canso de ouvir)

Deixo aqui a música dos The Roots com a Erykah Badu. Aqui está uma que não me canso de ouvir, passem os anos que passarem. E se puderem, atentem ao turbante da menina. Um dia ainda hei-de experimentar usar um assim.



Agora deixo-vos o desafio. Partilhem comigo quais as vossas 10 músicas preferidas, ou os 5 álbuns que não se cansam de ouvir do princípio ao fim. Ou os dois! :)
E que venha o mês de Outubro! O mês das minhas férias, finalmente! 

7 comentários:

Lazy Cat disse...

O turbante da menina nem cabe na frame. lol Como é que é ela consegue segurar aquilo de pé?!

Bem, começo pelos 5 albuns, que é mais fácil:

U2 - The Joshua Tree

colecção Putumayo world music - Celtic Crossroads

Metallica - Load & Reload (valem como um album só)

Depeche Mode - Ultra

Gackt (dele é-me difícil escolher só um...!) - Crescent & Diabolos


Agora as 10 músicas nem sei. Se me disseres "dá-me aí 10 músicas apra eu ouvir a ver se gosto", é fácil, agora escolher as preferidas.... bolas, são tantas! Não consigo. Nem os 5 albuns consegui, tive de fazer batota! lol

Analog Girl disse...

Vou-te confessar Lazy, andei vários dias a compilar as minhas músicas preferidas, acho que ando a escrevê-las enquanto me lembro desde há 1 mês e meio mais ou menos, por isso sei que é difícil defini-las (e continuo a achar que estou a esquecer-me de muitas).
:P

O turbante da Erykah é uma coisa com vida própria, lembro-me de vê-la numa qualquer cerimónia de prémios a usar um turbante que devia ter o tamanho do tronco dela. Deve ser um talento que nasceu com ela. :)

art.soul disse...

Adoro a maioria dos artistas que tens na lista ;)

Catarina Alves de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina (Joan of July) disse...

Desafio mais que aceite, Joana! Vou preparar um post com as minhas 10 favoritas de sempre e as 10 de Outubro ou de 2014 (porque são coisas muito diferentes) :)

Adoro conhecer melhor as pessoas através da música que ouvem. Acredito que é uma análise muito eficiente sobre quem são ou quem gostariam de ser. *

www.joanofjuly.com

Merenwen disse...

Fico com um sorriso bom quando vejo ai Lake street dive! Também estao nos meus albuns preferidos, embora seja um desafio e peras listar as 10 músicas preferidas e os 5 albuns...nao sei se consigo, vai requerer muita reflexao antes :)

Analog Girl disse...

Menina Art, acho que temos alguns gostos em comum sim... :)

Catarina, é muito verdade o que dizes. E acho que podia fazer mais listas de 10 músicas para qualquer ocasião e isso dá pano para mangas. :)
Fico a aguardar a tua "resposta", e não me posso esquecer que também te estou a dever uma em forma de post... ;)

Merenwen, graças a ti que os conheço, o primeiro álbum deles saltou para o meu top porque não me canso de o ouvir do início ao fim, é incrível.
Mas pensa nos teus álbuns e músicas, estou curiosa! :)