segunda-feira, 26 de maio de 2014

O que é uma pagela?

Pois, até há um mês e pouco, eu não sabia. 
Ao que parece é uma pequena folha com orações ou uma imagem sagrada, e é tradição que os miúdos, ao fazerem a primeira comunhão as troquem entre si. Nem eu nem a minha irmã tínhamos tido nada disto no nosso tempo, mas o meu primo ia ter e eu fui convidada pela minha tia a pensar em algo diferente do que já existia. Isto era um senhor desafio. 
Imagens religiosas?
Uma tradição antiga em que eu teria de remexer e repensar?

Claro que disse que sim, estava intrigada com o desafio, mas confesso que estava preocupada com o seguimento que daria à coisa.

O que poderia eu fazer?


Os exemplos que a minha tia me arranjou eram demasiado pesados, com ilustrações desactualizadas e feias, nada apropriado a uma criança de 9 anos (nem a algo que eu gostasse de experimentar, confesso). 

Uma delas pareceu-me mais interessante, tinha formato de um marcador de livros, e tinha a oração do anjo da guarda com um desenho que parecia ter feito por uma criança. E de facto, a oração mais simples e bonita é mesmo esta. Comecei a fazer alguns esboços, brinquei com tipografia manuscrita e reciclei algumas das ideias dos exemplos que tinha, trocámos ideias, e o anjo da guarda acabou por ganhar. Especialmente porque a minha ilustração era personalizada, e incluía uma pequena versão do meu primo com os óculos e claro, camisolas às riscas, que começam a ser um hábito nos meus personagens. E ficou assim, também um marcador de livro.

Eles adoraram, eu também fiquei contente com as cores e os resultados (se bem que alterava alguns detalhes) e tive óptimas reacções, não só da família, mas de outros pais e professores, e talvez coisas novas nasçam destes contactos. 

Foi uma experiência diferente e adivinhava-se difícil ao início, mas com isto percebi que conseguimos superar as aparentes dificuldades e encontrar soluções criativas para praticamente tudo... :)



Que vos parece? Desafio superado?

10 comentários:

Lúcia disse...

Desafio superadíssimo. Parabéns! Ficou lindo!

Ana Burmester Baptista disse...

Ena! Superadíssimo!!
Também só descobri o que eram pagelas há 2 anos na comunhão do meu filho. Na altura foi uma amiga que as desenhou - simplesinhas - para fugirmos às imagens pesadas da praxe.
A tua versão é linda! (e tem a minha oração preferida!)

Vera disse...

Desafio superadíssimo! :) Está lindo. Parabéns!

Agridoce disse...

Completamente superado! Ficou muito bonito :)

alva quase transparente disse...

fantástico. e tão bom superar desafios assim, completamente fora da nossa área de conforto. Fizeste-o deliciosamente :)

Merenwen disse...

Nao consigo nao sorrir, porque essa foi a oracao que me ficou da infancia, ensinada pela minha avó, e que ainda hoje digo :) Adorei a ideia e a execucao!Estás de Parabéns!!

Maria Rita disse...

Muito giro, eu gostei muito.

Analog Girl disse...

Pessoal, obrigada, fico tão contente pelas vossas reacções tão positivas! :)
O anjo da guarda também é a minha oração preferida, depois de ter feito isto senti que cumpria a minha missão. Agora que venham mais projectos! :)

Marieces disse...

Adorei! :)

Catarina Alves de Sousa disse...

Mais que superado, Joana! :O Fico verdadeiramente espantada com talentos como o teu. Que inveja (boa)! Adorava saber desenhar decentemente, é uma tristeza que tenho. ;_;

Eu fiquei a saber o que é uma pagela neste post. Obrigada pelo pedacinho de cultura! :D Gosto da oração do "Anjo da Guarda" porque é pequena, positiva e fácil de lembrar. :)

Beijinho*

www.joanofjuly.com