Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Inspiração

(video from Jenny's Sketchbook)

Como mencionei no post anterior, ando a tentar enfrentar o bloqueio da página em branco. Nas férias foi fácil soltar o traço e preencher algumas páginas do meu diário gráfico. Agora com o regresso ao trabalho, com o stress constante e com uma casa por organizar e mover, a disponibilidade e a vontade não são iguais. E a imaginação ainda menos. Por isso todas as ideias são bem-vindas. Já tinha descoberto o blog da Jenny há uns tempos e andava a babar com a ideia maravilhosa de preencher um caderno inteiro com ilustrações e textos sobre as coisas pelas quais estamos gratos. Estou muito tentada a desafiar-me a criar uma brincadeira destas para mim. Claro que convinha eu desenhar com mais frequência, mas acho que será uma boa ideia para desbloquear ideias e ser mais assídua nestas lides dos diários gráficos e afins. Enquanto me mantenho na indecisão, nada como espreitar o vídeo acima e babar um pouco mais...

Early riser

Eu bem queria ter falado do meu fim-de-semana, da ida ao cinema ver A Gaiola Dourada, da ida a Cascais às festas do mar, e que conduzi pela primeira vez um BMW. Mas não há muito mais a dizer, fiz essas coisas e foi um óptimo fim-de-semana. 
O meu assunto hoje é outro. Ando há dois dias a acordar bem cedinho. Claro que os motivos por detrás dos meus horários tão madrugadores não são os mais motivadores: stress e muito. Acordo mais cedo que o despertador e mais ansiosa do que num dia de escola quando havia teste de matemática. Mas como estou determinada a não me deixar abater pelo stress, arranjo maneira de contorná-lo. Hoje fui fazer uma caminhada com uma colega antes de ir trabalhar. 
Ontem a história foi diferente, acordei às 6h da manhã sem nada de especial para fazer, mas mais acordada que nunca. Então resolvi sentar-me no escritório e organizar a minha vida. Verifiquei os planos que tinha delineado com a minha coach e percebi que ando a falhar em algumas das coisas que mais queria fazer. Então resolvi reajustar os objectivos, as datas, as ideias e ainda desenhei e pintei um pouco. A entrega à rotina desde o regresso das férias fez-me perder de vista os meus projectos e ideias, mas senti que recuperei algo com esta hora e pouco. Obriguei-me a ir em frente para recuperar o tempo perdido e vencer o meu medo da página em branco e do perfeccionismo. E foi bom, foi muito bom, mesmo que o dia depois tivesse sido frenético. Terminá-lo com uma aula de yoga melhorou a minha disposição. 
Agora sinto mais que nunca a vontade de finalmente me tornar numa morning person à séria. Seja para produzir, seja para me exercitar, para escrever. O dia começa ao meu ritmo e sinto-me muito mais motivada para o que vier a seguir. Espero conseguir manter este hábito. 
E vocês? Consideram-se morning persons? Também andam a tentar levantar-se cedo?

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Giveaway winner

Terminado o giveaway do duplo aniversário, procedemos finalmente ao sorteio do "piqueno" prémio. Obrigada a todos os que participaram (infelizmente tive de desqualificar duas pessoas que tinham de ser seguidoras dos dois blogs), fiquei muito contente de ver que mesmo ainda tendo poucas participações, este giveaway foi bem recebido. Não fiquem tristes se não ganharam, isto é só o começo e tenho já algumas ideias na manga para o futuro. A vencedora, sorteada através do Random.org foi a Cate. Seguem os print screens do sorteio. Cate, falamos em breve.

Illustration Love: Lisa Congdon

Estou apaixonada pelo trabalho da Lisa Congdon. Ando a seguir o blog há uns meses mas não me tenho detido muito tempo nele, excepto para desejar ter um terço do talento, ideias e paciência.
Hoje detive-me um pouco mais e li alguns posts com mais atenção. Para além do talento que me impressiona, percebi que ela é uma rapariga nervosa, tal como eu, que tenta equilibrar o lado artístico e lúdico com o seu negócio criativo. Gosto muito do registo com que escreve e me maravilha constantemente com o seu trabalho. Quando crescer gostava de ser assim. Se puderem leiam o post de hoje onde a lisa reflecte sobre a concentração no nosso trabalho e a comparação com o que fazem os outros. Merece muito a pena. Assim como todo o blog e o website. Uma verdadeira fonte de inspiração.











terça-feira, 20 de agosto de 2013

Animais selvagens em casa

Há uns tempos, antes de ir de férias, resolvi fazer este pequeno projecto que descobri no Pinterest. Já há uns tempos que queria começar a fazer alguns projectos de decoração para a minha casa e este pareceu-me suficientemente simples para começar. Afinal, para que é que tenho o Pinterest?
Os materiais utilizados neste projecto foram:
- animais de plástico (da loja do chinês)
- moldura
- cartolina de fundo neutro
- tinta spray dourada
- x-acto
- fita-cola de papel
- cola (eu usei cola branca para todos os materiais - depois de seca fica transparente)

Decidi misturar também outra ideia que vi para a moldura, mas que não guardei o link, desculpem! Assim, a primeira coisa que fiz foi usar fita cola de papel para fazer o padrão chevron na moldura, que comprei no IKEA.





Depois, juntei a moldura aos animais de plástico, e pintei-os de dourado até a cor ficar uniforme. 






Deixei secar bem e depois foi a vez de cortar os animais ao meio com o x-acto.



Aqui ficaram a faltar algumas fotos dos detalhes finais, mas os passos foram: montar o fundo da moldura com o vidro no meio (para fixar bem) e a cartolina na frente, e por fim, colar as metades dos animais com a cola. Não se esqueçam de fazer o arranjo antes para confirmar que ficam bem alinhados com as laterais da moldura. Verifiquem que os animais ficam bem colados (estes eram ocos e fáceis de cortar, mas para colar tive que arranjar uma dose extra de paciência), e já está!


E aqui está o resultado final. Dá um toque diferente à casa e o dourado é fantástico.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Back on track

Depois de um feriado a relaxar, de uma sexta-feira de trabalho a passo de caracol, de um fim-de-semana ainda com sabor a férias, parece que voltei à rotina à séria. Peço desculpa pela ausência de posts e de notícias, mas ando em negação. Ainda tinha o cérebro em modo férias e as férias deixam-me a pairar num estado de abençoada ilusão. Agora que regresso lentamente à realidade sinto-me mais capaz de voltar ao blog em força. Postar as fotos do August Break. Mostrar melhor o quadro dos bichos, e as minhas aventuras com carimbos. Esta semana o ritmo vai ser reposto. Para começar, ainda hoje devo anunciar o(a) vencedor(a) do giveaway. Boa semana a todos!

After a relaxed holiday (thursday), a slow-paced work friday, a weekend that tasted like vacations, it seems that now it's time for some routine comeback. I'm sorry for the absence of posts and news, but I'm on denial. My brain has been on vacation mode and it seems like I'm in a blessed illusion state. Now that I'm slowly returning to reality I'll be able to post more often. August Break photos. Show my wild animals display and my adventures in the stamping world. This week I'll be back. To begin, I'll soon be announcing the giveaway winner. Have a great week!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tão bom!

Acabei de ler um livro maravilhoso. Teve em mim um efeito incrível, e agora confesso que estou tocada de uma ligeira euforia, coisa que nunca acontece quando termino um livro que adorei (normalmente fico meio triste, meio desligada do mundo, como se tivesse acabado de me despedir de um bom amigo). É engraçado como por vezes as coisas mais simples remexem no nosso íntimo, e este livro conseguiu deixar em mim um rasto de alegria e optimismo. Recomendo! E tenham um bom feriado!

Sorry, no english version here.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O meu diário gráfico de férias

Antes de mais peço desculpa pela qualidade duvidosa das fotos. Tirá-las com luz artificial e com o telemóvel nem sempre sai bem. 
Estas férias tentei apostar o mais possível em desenhar. Em Praga e Viena pouco consegui avançar, mas ainda consegui sacar do caderno uma vez ou outra. Na ilha do farol a história foi outra e, reunindo os sábios conselhos da Alisa Burke andei a apanhar conchas e a observar o ambiente em redor e a reproduzi-lo o melhor que pude. E soube tão bem tirar uns momentos para desenhar e pintar todos os dias. Desde que regressei ainda não tive possibilidade de voltar aos pincéis, e ando com umas saudades gigantes de o fazer, quase que parece uma pequena meditação.Esta semana quero voltar aos bons hábitos.






domingo, 11 de agosto de 2013

Férias

Confesso que não sou a melhor pessoa a fazer relatos exaustivos das minhas férias (um dia contrato a Rachelet), e quando fui para Praga levava uma carga tão grande de cansaço e stress na cabeça que não fiz trabalho de casa nenhum, deixando a passeata a cargo dos meus anfitriões mas sempre com a ideia de ir um pouco ao sabor do vento e das vontades, porque, acima de tudo, esta era uma visita aos nossos amigos.
Por isso dispensámos museus e guias, e limitámo-nos a gozar a cidade, provar a comida, beber a cerveja e andar muito a pé. Aproveitámos também o tempo disponível para dar um saltinho a Viena e de regresso, explorámos zonas e locais menos conhecidos da República Checa, para a despedida.
Seguem então as fotos.



(loja de máquinas fotográficas antigas)






 













E em Viena foi assim:




 (a catedral, simplesmente assombrosa)



 ( a câmara, e a minha tentativa de desenhá-la)

 Schloss Schönbrunn




De volta à República Checa, fomos visitar Český Krumlov, uma pequena vila medieval no sul do país, muitíssimo bem cuidada, com um pequeno castelo, comércio local e uma pequena feira deliciosos, e um rio onde se praticava desportos aquáticos e onde me estreei no rafting e adorei. Passámos o dia a passear e foi maravilhoso.











Por fim, a despedida fez-se no Parque Průhonický, nos arredores de Praga, onde trabalha o nosso amigo. É património da UNESCO e é absolutamente maravilhoso. 






Na semana seguinte fomos para a ilha do Farol aproveitar o sol e a praia. Subimos ao farol e vimos os limites da ilha. Tirando a última noite em que mal preguei olho por causa de uma barata (que encontrei na casa de banho placidamente a descansar junto ao lavatório a meio da noite, acordei o P. para me ajudar a matá-la e os nervos não me deixaram em paz), deu para descansar e recarregar as baterias para o regresso à labuta.









(o livro de assinaturas do farol, que nos divertimos a explorar. Achei curioso que nos anos 60 a grande maioria das mulheres tinham como ocupação "doméstica" e algumas das visitas mais recentes apenas tinham "férias")